CRIEI UM DEUS




Criei um deus, sim criei-o mesmo. Criei um deus à minha imagem e semelhança. Nem sequer posso crer que o fiz...mas é verdade eu criei-o mesmo. Criei um deus que ouve as minhas orações, mas não as escuta com atenção. Ele é um deus atarefado e demasiado ocupado para os meus dilemas insignificantes. Criei um deus que só me responde quando depois de algum esforço consigo alcançar um bom nível ético e moral. Criei um deus que é mal-humorado e que afinal não gosta assim tanto de sorrir e cujos prazeres mais simples da vida são pura perda de tempo. Este deus que criei é um tanto bipolar porque tão depressa me ama como tão depressa me abandona. Acabo me sentindo desprotegida no meio de setas disparadas que me atingem, ferem e derrubam. É verdade eu criei um deus, um deus impaciente que não compreende a minha incapacidade e por isso logo desiste de mim. Sua grandeza e perfeição torna-o tão distante que é incapaz de me compreender. 

Descobri que o deus que criei não é confiável, por isso tenho medo. Tenho medo dos desafios que ele me faz, tenho medo de lhe obedecer e duvido, sim duvido muito se realmente este deus quer o meu bem. Tenho receio que este deus peque contra mim, e por isso questiono a sua santidade. Não irá ele me abandonar, ferir e por fim destruir no final? Não consigo confiar neste deus que criei. 

Tentei me entregar a este deus que criei, mas não sou capaz, porque na verdade não creio que ele é dono de tudo, eu tenho a certeza que sei cuidar melhor de mim do que ele. Por isso tenho tentando negociar com ele, dou-lhe uma parte do que acho justo, mas só apenas isso uma parte, uma pequena parte. Tudo o resto me pertence e preciso guardá-lo bem senão acabarei na ruína, porque no fundo tenho uma ligeira sensação que este deus que criei tem prazer no meu sofrimento.  

Estou cansada e exausta é difícil lidar com este deus. Não consigo amá-lo, não consigo obedecer, não tenho qualquer prazer nele. Criei um deus, criei o mesmo. Criei-o e arranjei para ele um espaço na agenda, sim um espaço entediante que sempre que consigo procuro substituir porque estar com este deus tem se tornado um fardo, um tédio, uma canseira.  

Criei um deus, criei-o mesmo e nem acredito que o criei. 

Andei por aí enganada pensando que adorava o Deus verdadeiro quando por fim fui surpreendida por uma verdade para a qual não estava preparada para ouvir: Eu criei um deus, um deus à minha imagem e semelhança, um deus imperfeito e cheio de falhas... Como pude fazê-lo? Como fui capaz de o criar, sem sequer me aperceber? Estava enganada, pensando adorar o Deus verdadeiro quando afinal apenas estava seguindo e adorando um mero deus que criei... Revolvo os meus pensamentos, revejo os meus passos diários e me questiono: quando foi que comecei a criar este deus? 

Talvez quando deixei de conhecer o Deus verdadeiro e passei apenas a ouvir falar d´Ele. Eu até o estudei, mas na verdade não o conheci. Perdida na minha agenda o exclui do meu tempo. Verdadeiramente eu pensava que estava a conhecer a Deus, mas afinal tudo o que estava fazendo era criar um deus. Andei triste frustrada, desiludida e desorientada por seguir um deus que criei, enquanto que o verdadeiro Deus chamava por mim. Como pude não escutar Sua doce voz? O deus que criei fez demasiado ruído e me fez esquecer de como era o Deus verdadeiro.  

Por fim choro amargamente quando percebo como o meu coração idólatra é capaz de criar deuses e tronos que me distanciam e levam para longe do abrigo seguro do meu verdadeiro Pai, Senhor e Rei. 

Fui enganada por mim mesma e lamento, oh como lamento. Como não pude perceber? Mas uma coisa agora sei, sempre que perder o prazer de estar na Sua Presença, quando for para mim difícil confiar em Sua vontade, quando perceber que a alegria n´Ele não é mais suficiente, quando achar que falar com Ele é uma perda de tempo, quando a obediência se tornar um fardo ou quando os Seus propósitos me parecerem duvidosos então eu sei que não estarei adorando o Deus verdadeiro, mas sim um outro qualquer deus que criei.   


Sara Rosa

Créditos: Foto de Monstera no Pexels

Comentários

Mensagens populares