WILL SMITH- O CICLO DO ABUSO


Já muito tem sido comentado sobre a reação do ator Will Smith ao comentário do comediante Chris Rock. Não quero fazer nenhum tipo de julgamento porque tal como costumo dizer: não tenho os dados todos que me qualifiquem para tal, no entanto há algo no discurso do Will Smith que me ressaltou aos ouvidos: 
" temos que ser capazes de aceitar o abuso, ouvir loucuras, ouvir pessoas nos desrespeitando, sorrir e fingir que está tudo bem".

São palavras fortes e desconcertantes, e são verdade. Existem abusos, abusos de vários tipos, de várias maneiras em diversos contextos, seja ele profissional, familiar ou até religioso. Existem abusos e abusos ferem, destroem e matam. E o certo é que vivemos como se não existissem. Em cada abuso é gerado um ciclo em que o abusado de hoje por vezes se torna o abusador de amanhã. De forma recorrente ouvimos falar do abuso num cariz sexual, mas ele também existe num cariz físico, emocional e infelizmente também espiritual. As palavras têm um alcance muito mais destruidor que aquilo que podemos imaginar, Jesus fez esse alerta quando disse que o pecado de homicídio está no mesmo patamar de julgamento que o das palavras iradas ( Mateus 5:21,22). 

Normalmente os abusadores não encaram suas ações e palavras como tal, no entanto, um abuso nunca deixa de o ser porque simplesmente não é feito em consciência do dano. Abuso é abuso, e sim cria danos profundos e ciclos terríveis e não, não acredito que a solução esteja em sorrir e fingir que está tudo bem e não creio de todo que devemos de simplesmente ser capazes de aceitar os abusos como algo que "faz parte". 

Quanto a mim dependo da graça e misericórdia de Deus para que não me torne eu naquilo que tanto condeno, sim porque apesar de tudo sei quem sou e por isso necessito desesperadamente me submeter ao senhorio de Cristo para que não me torne eu,também, alguém que se relaciona de forma abusiva. 

Sara Rosa

Crédito Foto: Foto de Lum3n no Pexels

Comentários

Mensagens populares