SINAIS
Sinais o que são e para que servem? Conhecemos os sinais de trânsito, que no seu conjunto ajudam a formular a conduta dos veículos nas estradas. Existem também aqueles sinais que gesticulamos com o nosso corpo através de gestos ou sons, quando de certa forma essa expressão complementa a nossa tentativa de comunicar. O nosso próprio corpo tem sinais, sinais de nascença, sinais benignos ou naturais, mas também sinais que se expressam em manchas, feridas ou dores que alertam que algo não está bem. Sinais são importantes ou até poderia dizer totalmente indispensáveis. Eles existem para chamar a atenção, avisar, advertir e em alguns casos chegam ao ponto de clamar desesperadamente por ouvintes atentos e interessados em tomar consciência do perigo. Mas nem sempre há ouvintes, mas sempre há sinais. Eles não dependem da sua audiência, eles atuam no palco da História. Todos os veem, mas nem todos os escutam.
A estrada tem sinais, a comunicação usa sinais, o nosso corpo dá sinais e também no Mundo entram em palco os sinais. Eles não são atores, nem personagens. Os sinais são como as luzes fortes no palco que disparam e direcionam os nossos olhos para um acontecimento que deve ser atentado.
Às vezes eles são os sons inesperados que ouvimos e nos despertam para a mensagem da peça, quando confortavelmente tendemos a adormecer. Ou por vezes eles são simplesmente o mover das cortinas indicando que a cena atual terminou.
O Mundo dá sinais desde o barulho primitivo da mordida da desobediência. Sinais de que algo não está bem percorrem a História da humanidade. Num som mais alto ou num sussurro mais suave eles sempre atuaram no palco do Mundo. A Humanidade sempre encenou com eles, mas não os conseguiu escutar.
O Homem era capaz de olhar para o céu e ouvir as nuvens anunciar a vinda da chuva, mas quando o criador dos céus chegou, para mudar o curso da História, ele não foi capaz de entender os sinais que diziam: “o Rei chegou”. Sabendo ou não escutar, o Rei veio e o palco se encheu de sinais. Sinais que em alta voz proclamavam o poder do Reino e a redenção do Homem. Muitos os viram, mas nem todos os escutaram. Jesus veio e a mensagem dos sinais do Mundo deixou de ser apenas “Algo não está bem” para o “Bem veio para Reinar”. Jesus operou sinais, mas também falou de sinais. Novos sinais estariam prestes a atuar no palco da História.
Jesus ressuscitou, marcando um novo tempo, o tempo da conquista do seu Reino. Então os sinais do fim dos tempos entraram em cena, sim do fim dos tempos porque a cortina está quase fechar-se. São eles, os sinais, que mostram que a primeira cena está chegando ao fim. Agora mais do que nunca eles precisam de ser muitos e intensos, na tentativa de que alguns que dormem ainda possam despertar antes do fecho da cortina.
Como é possível dormir no encerrar de uma peça? Na verdade, alguns nunca estiveram acordados, outros adormeceram a meio e ainda há outros que apesar de acordados ainda não compreenderam a mensagem.
Os sinais não estão aí para causar desespero, insegurança ou ansiedade, mas apenas para que acordes porque o tão aguardado e glorioso fim está prestes a acontecer, o Rei está a chegar e a cortina vai fechar.
Sara Rosa
Créditos Foto: Foto de cottonbro no Pexels
Comentários
Enviar um comentário