O CONTRAPESO
"TUDO me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que NADA me domine. I Coríntios 6:12
Já alguma te perguntas-te de que forma o uso de uma vara facilita a travessia de um equilibrista numa corda? Esta vara usada pelo equilibrista serve de contrapeso e a sua função é ajudar o equilibrista a manter o seu centro de gravidade enquanto atravessa, quando ele se desequilibra pode deixar a vara mais para a direita ou para a esquerda. Sem ter a vara ele não consegue fazer com que seu corpo se equilibre e mantenha o peso no centro da corda, por isso quando não tem vara colocam os braços abertos. Por isso ou com vara ou com braços abertos, um equilibrista precisa de um contrapeso que o ajude a recuperar o equilíbrio sempre que o seu corpo tenda a se desequilibrar.
Gostaria que pensássemos nesta imagem do contrapeso usada pelo equilibrista, não tanto do equilibrista em cima da corda, mas desta vara que ele carrega em suas mãos que o ajuda a manter o equilíbrio durante a travessia.
Como cristãos a Palavra de Deus nos chama a viver uma vida equilibrada, a sermos moderados, constantes, firmes, sem pender para exageros … Mas a verdade é que esses exageros existem e nos puxam para um lado e para o outro tentando provocar um desequilíbrio na nossa caminhada. O apóstolo Paulo escreveu aos Coríntios dizendo que TUDO é permitido, mas por outro lado eu não posso deixar que NADA me domine. Como podemos então caminhar entre este TUDO e NADA? Alguns tem caindo em desequilíbrio quando apenas vivem o TUDO que é permitido. Fazem tudo o que querem, afinal mesmo que peque Jesus morreu por mim certo? Por outro lado alguns tem caindo no desequilíbrio quando apenas vivem o que NADA me domine. Acabam por se tornar legalistas e vivem aprisionados com regras que criam.
Pender para um lado ou para outro provoca desequilíbrio, por isso precisamos de um contrapeso que nos ajuda a manter no centro. Esse “ contrapeso” foi nos concedido por Deus, e habita em nós. O nosso contrapeso é o Espírito Santo. É o Espírito Santo que nos guia na caminhada. Não vivemos aprisionados por regras mas por outro lado os nossos desejos carnais não nos dominam mais. Quando somos guiados pelo Espírito desejamos fazer o que Deus quer e deixamos de ser dominados pela nossa vontade.
Sara Rosa
Comentários
Enviar um comentário